segunda-feira, 21 de maio de 2012


17 DICAS PARA COLOSTOMIZADOS QUE FAZEM IRRIGAÇÃO

Essas dicas são válidas para os ostomizados que tem suas colostomias localizadas no cólon esquerdo (sigmóide ou ascendente), ou melhor, uma colostomia esquerda terminal, sem complicações, com diâmetro externo do estoma entre 20 e 45 mm e projeção (protrusão) de até 25 mm.

1) - Ingerir, pelo menos, 2 litros de água por dia para se manter hidratado. A irrigação fica comprometida quando se está desidratado, pois o intestino absorve água.

2) - Nas primeiras irrigações, até que se complete o processo de adaptação, procure utilizar cerca de 1 litro de água no irrigador – alguns estomaterapeutas elevam esse valor até 1,2 litros. A quantidade média de água para esse fim, depois do período de adaptação, gira em torno de 1,5 litros, podendo chegar a 2 litros.

3) - A temperatura da água deve ser próxima a do corpo, ou seja, algo entre 36 ºC e 38 ºC.

4) - Água com temperatura muito abaixo de 36º C, ou melhor, muito fria; pode provocar cólica.

5) - Água com temperatura muito acima de 38 ºC, ou melhor, muito quente; pode provocar irritação na parede do intestino.

6) – Procure relaxar a musculatura do abdômen, antes de começar a introduzir o cone na colostomia. Com essa providência será reduzido o estreitamento e a resistência da colostomia.

7) - A altura do irrigador influencia na pressão e na velocidade da entrada de água no intestino. Sendo assim, se o irrigador estiver acima da altura recomendada, à velocidade de entrada da água pode ser rápida demais.

8) - A velocidade de entrada de água muito lenta, pode não estimular o processo de lavagem desejado, ficando parada no intestino.

9) - A entrada de água com muita pressão no intestino pode ser a causa de cólicas e cãibras. Além disso, pode provocar retorno da água para a extensão. Quando isso acontecer, interrompa o procedimento.

10) - Também, a entrada de ar na extensão pode causar cólica.

11) - A saída de água muito lenta pode indicar que o intestino está absorvendo parte dela, ou seja, o organismo evita eliminar aquilo que precisa. Isso sugere que o colostomizado pode estar desidratado.

12) - Se a água que sai do intestino se mostra limpa, pode ser um indício de que o intervalo entre as irrigações está curto. Nesse caso, ele pode ser aumentado o que deve ser feito com a orientação de um enfermeiro estomaterapeuta ou um outro treinado nesse procedimento.

13) – Mal-estar ocasionado por tontura ou “vista escurecida” são indicações de que a irrigação deve ser interrompida, imediatamente. Nesses casos, com a ajuda de outra pessoa, procure se manter deitado, até que o desconforto tenha passado.

14) – Se entre uma irrigação e outra se observa vazamentos, isso significa que na ocasião do procedimento o esvaziamento do intestino não foi completo.

15) - Se entre uma irrigação e outra se observa perda de fezes, isso pode indicar que os procedimentos dessa técnica precisam ser revistos. Além disso, essa perda pode estar relacionada com a alimentação, uso de medicamentos e condições emocionais. Sendo assim, procure orientação de um profissional da área de saúde que esteja envolvido com o assunto.

16) – Procure conhecer junto ao fornecedor dos seus equipamentos de irrigação, qual a vida útil deles; tendo em mente que cada parte tem uma duração que lhe é própria.

17) – Lembre-se!  É o seu  estomaterapeuta a pessoa mais indicada para lhe orientar e conduzir nesse processo.

A IRRIGAÇÃO PODE ELIMINAR O USO DA BOLSA.

VOCÊ SABIA?

Fonte: Texto original em http://www.ostomizadosecia.com/2008/12/17-dicas-para-colostomizados-que-fazem.html#ixzz1vYXiyXIe  - publicado no blog Ostomizados e Cia.”


Encontre produtos da marca Hollister em nossa loja - oferecemos descontos para pacientes aposentados 

Hnutri - Saúde em sua casa. Atendimento em todo Brasil.

Hnutri | Serviço de Atendimento ao Cliente
T + 55 11 5072-2107
sac@hnutri.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário