domingo, 26 de junho de 2011

A importância da ingestão do leite pelas crianças

Desde os primeiros momentos após o nascimento, a ingestão de leite apresenta-se como essencial à vida da criança. Idealmente, já na primeira meia hora de vida, o bebê deve receber o insubstituível leite materno, dotado de inúmeros benefícios nutricionais e imunológicos que suprem com plenitude as necessidades nutricionais nos primeiros seis meses de vida, propiciando o crescimento e desenvolvimento adequados da criança. Além desse caráter nutricional, são incontestáveis os inúmeros benefícios que o aleitamento materno acarreta ao desenvolvimento afetivo do bebê.
O aleitamento materno exclusivo é recomendado nos seis primeiros meses de vida, podendo , sempre que possível, prosseguir até os dois anos ou mais. Ressalta-se que nos primeiros 6 meses, os bebês não necessitam de qualquer outro alimento. Após esse período, deve ser introduzida alimentação complementar, de forma lenta e gradual.
Na impossibilidade do aleitamento materno, seja por razões ligadas a mãe ou à criança, preconiza-se que os bebês, após orientação do Pediatra, recebam leite industrializado na forma de fórmulas infantis específicas, desenvolvidas para os lactentes até um ano de idade, sendo as de partida preparadas para os bebês até seis meses de idade, e as de seguimento para aqueles bebês com mais de seis meses. Nessa fase faixa etária não deve ser utilizado leite de vaca integral, pois apresenta baixos teores de ácido linoléico (óleo indispensável à saúde), quantidades insuficientes de carboidratos, ferro, vitaminas ( D, E, C), além de possuir altas taxas de proteínas e sódio, responsáveis pela vulnerabilidade a quadros de desidratação grave. Afora essas características, o uso do leite de vaca integral nessa faixa etária pode acarretar lesões intestinais com perda de sangue nas fezes e conseqüente anemia, além de apresentar-se como principal causa de alergia alimentar nos primeiros meses de vida.
Destaca-se a importância da ingestão de leite e derivados pelas crianças em razão de se constituir, dentre outros fatores, relevante fonte de cálcio, contribuindo com aproximadamente dois terços desse importante nutriente na alimentação infantil, sendo o restante suprido com a ingestão de vegetais, frutas e grãos. Sendo o cálcio o mineral mais abundante no corpo humano, esse nutriente é responsável pela formação e manutenção óssea, assim como pela mineralização óssea, justificando a grande preocupação na garantia de sua ingestão pelas crianças e adolescentes.
É importante também destacar que as necessidades de ingestão de leite e derivados se modificam com a idade. Nos pré-escolares, de dois a quatro anos de idade, preconiza-se três porções ao dia de leite de vaca e derivados, diminuindo-se para 2 porções nas crianças entre quatro e seis anos de vida. Já na fase escolar, dos sete aos dez anos, e na adolescência, dos onze aos dezoito anos, recomenda-se a ingestão de 3 a 5 porções ao dia, a fim de garantir a adequada formação da massa óssea, muito acelerada na adolescência, além de prevenir a osteoporose na fase adulta.
Diante da relevância da ingestão de leite, se houver pouca aceitação ou rejeição pelo consumo do leite in natura pelas crianças e adolescentes, os pais deverão ofertá-lo na forma de seus derivados, ou mesmo incluir o leite na preparação dos alimentos.
Havendo patologias que impeçam o uso do leite e derivados, deverá sempre ser consultado o Pediatra, a fim de ser realizada investigação diagnóstica apropriada e tratamento adequado. É de extrema importância a confirmação de diagnóstico impeditivo do consumo desse importante alimento, mediante avaliação da história clínica, testes clínicos e laboratoriais, evitando-se assim substituições desnecessárias e inadequadas, ou até mesmo a retirada do leite da dieta das crianças e nutrizes, acarretando prejuízos nutricionais significativos.
Nos casos em que não seja clinicamente recomendado o consumo de leite e derivados, deverá ser assegurada a ingestão adequada de cálcio, com a utilização, se necessário, de suplementos medicamentosos desse mineral.
Finalmente, recomenda-se que os responsáveis pela alimentação das crianças ofereçam e estimulem o consumo de leite e derivados, desde a tenra idade, ressaltando, com o passar da idade, sobre a importância desse precioso alimento para o desenvolvimento sadio e completo do ser humano.
Dra. Mariana Franceschini Falavina Grigoletto
A autora é Pediatra em Valinhos - SP
DOCTOR KIDS Clínica Materno Infantil

Nenhum comentário:

Postar um comentário